PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO 2015

APRESENTAÇÃO:


Este projeto tem como objetivo orientar as ações administrativas e pedagógicas da Escola Municipal de Educação Infantil “Alice Alves Martins”,   para o ano de 2015.  O mesmo foi elaborado a partir de estudos e reflexões sobre as finalidades da Escola, suas condições físicas e humanas, além de dados da Comunidade e da Clientela.
Participaram dos estudos, decisões e montagem do plano todos os elementos que compõem o corpo administrativo, técnico, docente, Conselho de Escola e em alguns momentos a comunidade (famílias dos alunos). Esperamos que este Projeto constitua um instrumento eficaz para a melhoria do trabalho escolar, que busca ser, de qualidade.


IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
Escola Municipal de Educação Infantil "Jd Novo Santo Amaro". Criada através do Decreto n.º 47.068 de 10 de março de 2006 Publicado no D.O.C. de 11 de março de 2006 .
Código do Gerfunc - 019324
Código de Endereçamento: 16.72.232
Alteração do nome: Lei nº 15.185 de 02 de junho de 2010.



LOCALIZAÇÃO
Rua – Monforte da Beira, 298                    CEP 05819-060
Telefone: 5891-0287 /  5518 - 4099
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo.           
blog: blogdaemeialicealvesmartins.blogspot.com.br
                   Localizada na subprefeitura de M’Boi Mirim, tendo como principais vias de acesso: Avenida Guarapiranga / Rua Guilherme Valente
                 Avenida Maria Coelho Aguiar / Rua José Barros Magaldi




HISTÓRICO DA UNIDADE

              O prédio construído com 2 andares, 6 salas de aula, sala de multiuso, sala de professores e coordenação, brinquedoteca, solário, banheiros masculinos e femininos para alunos e funcionários, banheiro adaptado, elevador, cozinha, despensa, refeitório, secretaria, diretoria, refeitório dos alunos, pátio coberto e externo, parque e estacionamento.

2006:
     As atividades na Unidade educacional foram iniciadas em 23/05/2006 em dois turnos distintos: manhã e tarde com três 1ºs estágios, quatro 2ºs estágios e um 3º estágio. Neste ano o corpo administrativo era composto por diretor e assistente, além de 13 professores, equipe de limpeza e alimentação terceirizada.
Neste ano ocorreram diversos problemas estruturais no prédio da unidade educacional;

2007:
Neste ano a equipe gestora estava completa, além da equipe de limpeza e de manutenção terceirizadas. Funcionaram 5 salas em 2 turnos distintos. A escola continuou com problemas estruturais, o elevador, por exemplo, parou de funcionar.

2008: Neste ano a equipe gestora estava completa, além da equipe de limpeza e de manutenção terceirizadas. Funcionaram 6 salas em 2 turnos distintos. Devido aos problemas estruturais foram realizadas reformas no decorrer do ano

2009:
Neste ano a equipe gestora continuou completa e as equipes de limpeza e alimentação permaneceram terceirizadas. As turmas continuaram sendo formadas em dois horários: manhã das 6:50h ás 12:50h e tarde 13:10h às 19:10h. a escola contou com 3 professores no módulo 1 de manhã e 2 a tarde, além de 1 estagiário do CEFAI para acompanhar um aluno PNE.




2010:
Neste ano a equipe gestora continuou completa e as equipes de limpeza e alimentação permaneceram terceirizadas. As turmas continuaram sendo formadas em dois horários: manhã das 6:50 ás 12:50h e tarde 13:10h às 19:10h. No módulo haviam 4 professores,  2 de manhã e 2 a tarde, além de 1 estagiário do CEFAI para acompanhar um aluno deficiente físico.  O prédio continuou a apresentar problemas estruturais, pois o talude ao fundo da escola está se movimentando causando diversas rachaduras colocando em risco todas os freqüentadores da unidade educacional. Foram solicitadas várias intervenções para SME e Subprefeitura de M’ Boi Mirim, porém nada foi realizado.

2011:
Neste ano a equipe gestora continuou completa e as equipes de limpeza e alimentação permaneceram terceirizadas. As turmas continuaram sendo formadas em dois horários que sofreram alteração manhã das 7:00 ás 13:00h e tarde 13:00h às 19:00h o que modificou a rotina não havendo mais intervalo entre os turnos. A escola contou com 4 professores no módulo 2 de manhã e 2 a tarde, além de 1 estagiária do CEFAI para acompanhar um aluno deficiente auditivo.  No início do ano a escola passou por uma reforma sendo feitas novas colunas em seu alicerce, porém o talude não passou por nenhum processo de reforço.

2012:
Neste ano a equipe gestora continuou completa e as equipes de limpeza e alimentação permaneceram terceirizadas. As turmas continuaram sendo formadas em dois horários:manhã das 7:00 ás 13:00h e tarde 13:00h às 19:00h. No módulo de professores a escola tem neste ano 3 profissionais, além de 2 estagiárias do CEFAI sendo que na escola há4 alunos PNE com laudo. Quanto ao prédio nada foi realizado, o talude cedeu dois terrenos ao lado da escola que ficou em risco eminente de interdição tendo no local a presença do corpo de bombeiros, defesa civil e subprefeito, porém nada foi feito.
2013:
Neste ano a equipe gestora continuou completa e as equipes de limpeza e alimentação permaneceram terceirizadas. As turmas continuaram sendo formadas em dois horários:manhã das 7:00 às 13:00h e tarde 13:00h às 19:00h. No módulo de professores a escola tem neste ano 3 profissionais, além de 2 estagiárias do CEFAI e 1 AVE sendo que na escola há 4 alunos PNE com laudo. O talude ainda não foi reforçado e novas rachaduras surgiram no prédio.

2014
Neste ano a equipe gestora continuou completa e as equipes de limpeza e alimentação permaneceram terceirizadas. As turmas continuaram sendo formadas em dois horários:manhã das 7:00 às 13:00h e tarde 13:00h às 19:00h. No módulo de professores a escola tem neste ano 4 profissionais, além de 1 estagiária do CEFAI e uma AVE sendo que na escola há 5 alunos PNE com laudo. Devido a construção de uma nova avenida atrás da escola, finalmente o talude terá um muro de contenção o que garantirá a segurança do prédio, sendo utilizado o espaço da escola para acessar a obra

2015:
Neste ano a equipe gestora está completa as equipes de merenda ( com 4 pessoas) e limpeza ( com 5 pessoas, numero insuficiente para o trabalho) continuam terceirizadas. Os horários dos turnos permanecem os mesmos do ano anterior. A equipe docente está completa com os seis professores de módulo sendo um contratado até setembro. Como apoio há uma estagiária de CEFAI no turno da manhã e uma AVE para atender os 3 alunos PNE.


CAMPO DE ATUAÇÃO:

A Escola Municipal de Educação Infantil "Alice Alves Martins –Jd. Novo Santo Amaro" atua na área de educação infantil atendendo em dois períodos distintos. A clientela é proveniente, em sua maioria, dos bairros: Jd. Santa Josefina, Jd Novo Santo Amaro, Recanto Santo Antonio, Jd. das Flores, Jd. Vergueiro, Jd. Ibirapuera, Jd. São Luis.
 O agrupamento das turmas tem como critério as idades das crianças segundo portaria
* Infantil I - crianças nascidas de abril de  2010 a março de 2011;
* Infantil II - crianças nascidas de abril de 2009 a março de 2010;

Além de serviços educativos, a Escola prestará serviços de assistência alimentar e nutricional, contando para isso, com a colaboração de alguns órgãos da Prefeitura da Cidade de São Paulo. Se faz necessário também o atendimento paralelo psicólogico, fonoaudiólogico, médico e odontológico que são de difícil acesso aos membros da comunidade.

CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE:

            Situada na zona sul do Município de São Paulo, pertencendo ao Subdistrito do Jd. São Luis, localizada na Subprefeitura de M’ Boi Mirim, a E.ME.I. "ALICE ALVES MARTINS” -JD NOVO SANTO AMARO  atende a comunidade  do Jd. Novo Santo Amaro, Jd. Santa Josefina e adjacências: Jd. Ibirapuera, Jd. das Flores. Grande parte dos alunos novos foram encaminhados pelos Centros de Educação Infantil diretos ou conveniados da região.
Características das famílias dos alunos:
*  composta por 3 a 4 pessoas que em sua maioria declararam-se brancos e pardos;
*  morando a mais de 10 anos no bairro;
* quase todas as crianças moram com a mãe, pai e irmãos em sua residência ;
* uma ou duas pessoa da família trabalham com registro em carteira ;
* nasceram, em sua maioria,  no estado de São Paulo ;
* frequentaram em algum momento a escola; sendo que a maioria concluiu o ensino médio;
* a religião  cristã é a predominante, sendo que ir a igreja é uma opção destacada de lazer aos finais de semana, além de passear,  visitar parentes e ficar em casa descansando.
* grande parte das famílias não possuem animais de estimação;

As residências e os bairros:
* A maioria das residências tem de 3 a 5 cômodos e são próprias ou alugadas.
*Basicamente todas as residências tem fornecimento de energia elétrica e água e a coleta de lixo é feita pela prefeitura sendo que algumas famílias adotam a coleta seletiva.
* No Jd. Santa Josefina e adjacências, as construções são em sua maioria condomínios de prédios e casas com ou sem acabamento.
*As ruas, em sua maioria, são pavimentadas. Existe iluminação pública, porém não suficiente e com pouca manutenção.
*Recursos Médicos Assistenciais: Ao lado da Unidade Educacional há uma clínica Hora Certa  um Posto de saúde da família.
*Recursos Econômicos: Próximo a EMEI existe um núcleo comercial composto de padaria, açougue, farmácia, quitanda, mini mercados, bazar e Conselho tutelar.
* Recursos Educacionais: além da EMEI “Alice Alves Martins – Jd Novo Santo Amaro” existe a Associação Cedro do Líbano de Proteção a Infância que atende várias crianças em idades em CEIs, e o centro de crianças e adolescentes (CCA).
* Comunicação e Transporte: O principal meio de transporte dos moradores é transporte público. A EMEI é servida por linhas de transporte que passam na rua da escola: Terminal João Dias/Jd. Ibirapuera, Circular: Jd. Ibirapuera/Jd. Santa Margarida.
Quanto às necessidades dos lares dos alunos a maioria não destacou ou não respondeu a questão sendo que aqueles que apresentaram necessidades referem-se a reformas, ampliação das casas aquisição de bens materiais e dinheiro. Já quanto às necessidades dos bairros a segurança foi a mais lembrada além de áreas de lazer e cultura. O motivo da matrícula nesta unidade é devido à proximidade, encaminhamento do CEI e boas referências. Quanto às expectativas em relação à escola é o bom desempenho e aprendizado e atendimento às necessidades.


DENOMINAÇÃO PATRONO: ALICE ALVES MARTINS

BIOGRAFIA
UMA HISTÓRIA DE DEDICAÇÃO A EDUCAÇÃO E A POPULAÇÃO.
                 
             Nascida aos 09/10/1948, na cidade de Uraí, estado do Paraná, Alice veio para São Paulo em meados de 1955, fixando residência à Rua Jean de Brienne, número 21 e desde então sua vida foi dedicada à população do Jardim Novo Santo Amaro, até a sua morte em 22/08/2005.
                  Realizou várias atividades voltadas aos menos favorecidos, no entanto, sua principal preocupação não foi em conseguir só melhorar suas condições atuais, mas foi a de melhorar suas vidas para o futuro e por isso uma de suas maiores batalhas, que mereceu mais empenho frente à Sociedade Amigos do Jardim Novo Santo Amaro e Adjacências, foi por conseguir trazer cursos e escolas para a região, assim como em ajudar na manutenção das escolas já existentes.
                  Tendo em vista seus objetivos e seu compromisso com a educação e visando beneficiar aqueles que não tiveram oportunidade de ir a escola na infância, cedeu um cômodo em sua própria residência, para que fosse instalado um curso de alfabetização de jovens e adultos e após árduo trabalho, conseguiu o patrocínio do Banco do Brasil, através do projeto BB-Educar de alfabetização gratuita para jovens e adultos, curso este que funcionou por aproximadamente 4 anos, sendo então transformado em MOVA, Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos e que continua em funcionamento até hoje.
                  Movimentou a comunidade em mutirões de limpeza, para a manutenção das condições de higiene e funcionamento da EE Sinhá Pantoja, visando as condições necessárias para garantir a aprendizagem e o trabalho dos professores. Pleiteou por varias vezes junto a Prefeitura do Município de São Paulo a conservação das ruas que dão acesso à referida escola.         
                       Pensando ainda em oferecer melhores oportunidades às crianças do bairro e levada pelo forte desejo de que estas pudessem estudar na infância, batalhou incansavelmente para conseguir um terreno, no qual fosse construída uma Escola Municipal de Educação Infantil, deste sonho, nasceu a EMEI Jardim Novo Santo Amaro. Infelizmente ela não pode ver seu sonho plenamente realizado, pois quando a obra estava prestes a ser concluída ela faleceu.
               



                           A EMEI Jardim Novo Santo Amaro, começou a funcionar em meados de março do ano de 2006 e a comunidade escolar conhecedora dos serviços prestados e do empenho da Sr.ª Alice Alves Martins, em prol da construção de uma Escola de Educação Infantil no bairro, escolheu o seu nome para a  Unidade por eleição dos responsáveis pelos alunos.







OBJETIVOS
CONTEXTUALIZANDO A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
          
                        A EMEI Alice Alves Martins, Jd. Novo Santo Amaro, com 9 anos de atuação no bairro Jd. Santa Josefina, atende 420 crianças em 2 turnos distintos, manhã e tarde. Neste ano a escola conta com 18 professores com turmas atribuídas,  além de 6 professores no módulo , sendo 1 contratado, atuam portanto na unidade 22 professores, já que 2 professores tem 2 cargos na escola. A equipe operacional conta 3 agentes de apoio , porém 1 está readaptado, 2 ATEs e 1 vigia, existe uma equipe de limpeza terceirizada com 5 funcionários, e uma equipe terceirizada de 4 merendeiras, a Equipe Técnica está completa. No geral há pouca rotatividade de funcionários.
               As ações propostas para o PPP, foram resultado do levantamento da  equipe escolar e a comunidade. A cada ano a escola recebe alunos novos e com a chegada destas famílias, faz-se necessário fazer um resgate do foco e das prioridades de trabalho nesta faixa etária, de 4 a 5 anos 11 meses e 29 dias, conhecendo o currículo da escola, destacando a importância e o papel da educação infantil enquanto espaço educativo. Resgatar a participação consciente dos pais na escola com ações constantes e contínuas é uma das grandes metas a ser alcançada.
                A equipe escolar em 2015, após ter analisado as avaliações do ano anterior e as indicações e propostas de encaminhamento, sugeriu as seguintes ações a serem desenvolvidas neste ano acreditando que estas propiciarão o fortalecimento da parceria escola/famílias e o andamento pedagógico:
·       Sensibilização das novas famílias.
·       Encontro de Pais: Temas trabalhados relativos ao desenvolvimento da criança dentro e fora da escola. A problemática será discutida para que coletivamente sejam encontradas soluções melhores.
Outras ações que serão desenvolvidos em 2015:
·       Projetos diversos: aniversariantes, self service; leitura em família; sessão simultânea de leitura; cantinho de leitura, jogos matemáticos, conhecimento físico –óptica.
·       Avaliação dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana (maio e junho)
·                   Atividade culinária com os alunos.
·                   Dia da família na escola– alunos e famílias – vivencias em junho e oficinas em  novembro;
·                   Exposição permanente da produção dos alunos.
·                   Passeio –  aprendizagem, recreação e lazer – alunos e equipe escolar
·                   Encontro de Encerramento – alunos e equipe escolar.


PRINCIPAIS OBJETIVOS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
                        & Garantir a participação das famílias nas ações desenvolvidas na unidade, valorizando as diferenças culturais e de organização familiar colaborando para a construção de novos conhecimentos. 
                 & Oferecer espaços de discussão sobre o papel da família e da escola fortalecendo os vínculos compreendendo que a educação escolar é uma ação  complementar à educação familiar, portanto devem ser parceiras e não desencadeadora de competições.
              & Promover o acesso às diferentes aprendizagens (oral, escrita, matemática, artística, musical, corporal), ampliando os conhecimentos do alunos, utilizando os espaços diversos da unidade;                 
                         & Garantir que a ação educativa seja baseada na confiança das possibilidades das crianças e valorização de suas manifestações;

DEFININDO OS FINS E OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONCEPÇÃO DE  EDUCAÇÃO INFANTIL
                 
BASE FEDERAL:
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) – art. 29
 A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até 6 anos de idade em seus aspectos físico, psicológico e social, completando a ação da família e da comunidade.

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998)
Objetivos:
Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;
• Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
• Estabelecer vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
• Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação;
• Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
• Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
• Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010)
·       A função das instituições de Educação Infantil compreendida como o primeiro espaço de educação coletiva fora do contexto familiar com responsabilidades no desempenho de um papel ativo na construção de uma sociedade livre, justa, solidária e socioambientalmente orientada.
·       As instituições de educação infantil constituem-se em estabelecimentos educacionais que educam e cuidam de crianças de zero a cinco anos por meio de profissionais com a formação específica legalmente determinada e espaços de educação coletiva.

BASE MUNICIPAL:
Orientação Normativa nº 01/2013
A Educação Infantil, como primeira etapa da educação básica, tem como finalidades o desenvolvimento integral da criança até 6 anos em seus aspectos físico, psicológico e social, completando a ação da família e da comunidade. Deve propiciar situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de apropriação do conhecimento de suas potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estáticas, éticas e de conhecimentos mais amplos de sua realidade social e cultural, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis, com autonomia pessoal e intelectual. Buscando uma aprendizagem integrada com o desenvolvimento infantil.


CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO
                        A Educação constitui-se em instrumento de sua construção e não de mera reprodução mecânica. O conhecimento é construído por um conjunto de práticas articulando as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico, nas experiências, na troca, nas inter-relações sociais, entre crianças da mesma idade e de idades diferentes, nas relações das crianças com adultos e entre estes. A Educação compreende o desenvolvimento de todas as dimensões humanas: afetiva, social e cognitiva, além da formação de valores éticos e morais presentes nas diferentes culturas.
                As práticas educativas devem considerar a integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo –motoras, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética, e sócio-cultural das crianças , visando à autonomia da criança, valorizando suas vivências, o diálogo e a participação democrática,  Devem incentivar a curiosidade, de forma a instigar a criatividade e a reflexão crítica pessoal e social, tendo o prazer como aspecto fundamental nas organizações e construções subjetivas. A ação educativa deverá objetivar o respeito às diferenças culturais, étnicas de gênero corporais e cognitivas.  

CONCEPÇÃO DE  CRIANÇA E INFÂNCIA:
                   Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica, a criança é sujeito histórico e de direitos que se desenvolve nas interações, relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com adultos e crianças de diferentes idades nos grupos e contextos culturais nos quais se insere.                                    
                       A concepção de quem é a criança e o olhar que temos sobre a infância são construções sócio-históricas, contextualizadas em relação ao tempo, ao espaço e à cultura, variando conforme condições sócio-econômicas, gênero e etnia.
                   Entende-se que a criança desde o nascimento busca atribuir significado a sua experiência e nesse processo volta-se para conhecer o mundo material e social, ampliando gradativamente o campo de sua curiosidade e inquietações, mediada pelas orientações, materiais, espaços e tempos que organizam as situações de aprendizagem e pelas explicações e significados a que ela tem acesso.
                  Em sua família, biológica ou não, a criança encontra seu ponto de referência fundamental, estabelece múltiplas relações sociais com outros e outras instituições sendo a escola espaço marcante para sua construção e desenvolvimento.
                  A Educação infantil caracteriza-se por grandes aquisições orgânicas  históricas e culturalmente produzidas nas relações que as crianças estabelecem com o mundo material e social mediadas por parceiros mais experientes.             

CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO
                             O currículo é compreendido como o conjunto de relações que se estabelecem na unidade, construído de forma flexível e dinâmica  tendo como ponto de partida os interesses e demandas das crianças e comunidade. Ele deve priorizar o diálogo, as necessidades individuais e o desenvolvimento da criança levando em consideração a realidade local.  
           Na construção deste currículo deve-se haver o respeito e o resgate da história particular de cada criança, acolhendo-a na unidade e considerando que em muitos casos é a primeira vez que a criança interage em um grupo que não o da sua família e isto deve ser considerado além da parceria com a escola / família começar a ser construída. Esta ação deve permear todo o andamento pedagógico e o ano letivo  com a realização de diferentes ações de integração. Considera-se que os alunos são sujeitos históricos  e sociais, portanto agentes de sua própria construção, possuindo desenvolvimento próprio e qualquer ação educativa deve considerá-los como ponto de partida, favorecendo a  autoria e o protagonismo. A escola é o acesso à interação aos bens culturais e sociais produzidos pela comunidade local, pelo bairro, cidade, enfim, por todo o patrimônio cultural produzido pela humanidade até hoje.
                     O currículo constrói-se nos fazeres individuais e coletivos potencializando as dimensões humanas, das diversas formas de expressão, do imprevisto e dos saberes espontâneos infantis, num diálogo entre o planejado e o vivido.

PERFIL DO PROFISSIONAL EDUCADOR DA INFÂNCIA
                      São considerados educadores todos os que contribuem para a formação e crescimento dos alunos.
                      Ao educador cabe apurar a sua capacidade de observação, promover interações, despertar a curiosidade, problematizar, mediar conflitos, promover acesso à cultura, propiciar condições para a construção da autonomia (física, emocional e intelectual), aguçar a criatividade, a flexibilidade de pensamento, a construção de conhecimento e perceber a criança como um todo. É necessário também favorecer as relações afetivas e o estabelecimento de vínculos positivos com as crianças, tornando o ambiente educativo prazeroso.
                       É necessário embasamento teórico e clareza metodológica que  subsidiem a ação  e intenção educativa. Se faz necessário a formação ampla do profissional que deve se tornar  também um aprendiz, refletindo constantemente sobre sua prática, debatendo com seus pares, dialogando com as famílias e comunidade buscado informações necessárias para o trabalho que se desenvolve.
 São instrumentos essenciais para a reflexão sobre a prática direta com as crianças a observação, o registro, o planejamento e a avaliação.

PARCERIA ESCOLA/FAMÍLIA
                    A educação escolar é uma ação complementar a da familiar, não devendo tentar substituí-la ou sobrepor-se a ela. O Projeto desta Unidade
Educacional é de continuar integrando em seu currículo e  prática educativa os elementos da cultura familiar construindo uma relação de respeito, integração e diálogo, considerando as famílias como parceiras, desta forma, busca-se favorecer a abertura da escola a comunidade, compreender suas necessidades e tentar propor ações conjuntas.

AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
“A avaliação será sempre da criança em relação a si mesma e na comparativa com as outras crianças “ (MEC 2012).
Segundo a Orientação Normativa nº01/2013 a avaliação deve servir para registrar as situações/experiências vividas pelas crianças no dia a dia, enfatizando suas descobertas e aprendizagens, considerando o princípio de que a avaliação é um processo contínuo, para identificar suas potencialidades, interesses e necessidades.
O registro da avaliação na Educação Infantil exige especial se constitui em importante instrumento para análise do desenvolvimento e da aprendizagem das crianças. Esses registros orientam o replanejamento das ações pedagógicas e as intervenções educacionais.
A avaliação na Educação Infantil se dá a partir de diferentes registros tais como, desenhos, álbuns, esculturas e colagens, entre outros. Eles são importantes instrumentos de acompanhamento que orientam as intervenções pedagógicas necessárias às aprendizagens e ao desenvolvimento dos meninos e das meninas.
A cada período vivido pelos (as) pequenos(as), o(a) educador(a) tem em mãos valoroso registro das vivências e descobertas das crianças, tanto individuais quanto em grupos. Tudo é informado à família, por meio de relatórios individuais.
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo não utiliza qualquer forma de avaliação na Educação Infantil que meça o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças com finalidades classificatórias ou para retê-las no prosseguimento de sua vida escolar. Cada criança tem seu tempo de aprendizagem e esse tempo é respeitado.
Para que o trabalho das escolas seja mais eficaz, é fundamental o envolvimento das famílias, tanto nas Unidades Educacionais quanto em casa.
A equipe de educadoras e educadores está sempre à disposição para orientar as famílias quanto ao desenvolvimento das crianças.
                             A equipe escolar entende a avaliação segundo a proposta de avaliação segundo a base teórico-conceitual de Jussara Hoffmann, sendo entendida como um processo contínuo que tem como base a visão global do aluno baseada no conhecimento das etapas do desenvolvimento da criança, subsidiado por observações da criança e nos registros reflexivos de cada criança e do grupo, respeitando as diferentes formas de interagir, apropriação de mundo, aprender, fazer e ser, além de seu ritmo, contexto social e cultural diferenciado, obtidos  das manifestações da criança  no decorrer no processo.
                        A avaliação constitui-se por uma prática investigativa e não sentenciva, mediadora e não constatativa, qualitativa e não quantitativa.
                 Tendo como base estes conceitos o grupo estabeleceu os seguintes combinados:
F               A avaliação dos educandos é um instrumento de reflexão da prática do professor, interação de devolutiva aos responsáveis pelas crianças sobre seu desenvolvimento;
F               O registro terá informações que indiquem o desenvolvimento do aluno e não há necessidade do uso de termos que reforcem o que a criança NÃO sabe ou atribuição de rótulos ou pré-conceitos.
F            O relatório da avaliação do aluno deve ser resultado da observação e acompanhamento deste.

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

                     A Unidade Educacional realiza a sua avaliação ao final de cada semestre coma equipe escolar e as famílias dos alunos, são destacados os aspectos positivos, negativos e sugestões para a superação destes. E à partir deste levantamento são planejadas ações e alterações no projeto pedagógico. O documento Indicadores de Qualidade na Educação Infantil (MEC), também foram utilizados em 2013 e 2014. Em 2015 foram utilizados os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil Paulistana como instrumento de autoavaliação. A equipe escolar e famílias dos alunos puderam avaliar diferentes dimensões : DIMENSÃO 1 - Planejamento e Gestão Educacional;  DIMENSÃO 2 - Multiplicidade de Experiências e Linguagens em Contextos Lúdicos para as Infâncias; DIMENSÃO 3 – Interações;  DIMENSÃO 4 – Promoção da Saúde e Bem Estar: Experiências de Ser Cuidado, Cuidar de Si, do Outro e do Mundo; DIMENSÃO 5 - Ambientes Educativos: Espaços, Tempos e Materiais; DIMENSÃO 6 - Formação e Condições de Trabalho das Educadoras e dos Educadores; DIMENSÃO 7 - Rede de Proteção Sociocultural: Unidade Educacional, Família, Comunidade e Cidade; DIMENSÃO 8 - Relações Étnico-Raciais e de Gênero;   DIMENSÃO 9 - Participação, Escuta e Autoria de Bebês e Crianças.


SALA DE MULTIUSO

CANTINHO DA LEITURA
Objetivos:
·       Oportunizar o acesso das crianças aos bens sócio-culturais disponíveis, ampliando o desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, a comunicação, à interação social, ao pensamento, à ética e à estética;
·       Propiciar situações de leitura de diferentes gêneros, como: contos, poemas, notícias, parlendas, trava-línguas e outros;
·       Valorizar a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
·       Compreender, interpretar e transformar textos orais e escritos (ler, escutar, contar, recontar e produzir histórias)

 CANTINHO DA FANTASIA
Objetivos:
* Oportunizar às crianças vivenciar situações que possibilitem a construção do conhecimento e o desenvolvimento de uma expressão ampla, verbal, gestual, criadora;
* Viver uma história, imitar, fantasiar na imaginação e na realidade, refletir-se na própria ação, dividir, esperar e reconhecer a ação de um companheiro ou um grupo;
*Permitir o exercício da associação de idéias, da organização corporal e do pensamento;
*Dar às crianças uma chance real de brincar com outras possibilidades de ser e de agir, favorecendo a formação da identidade e mostrando, na prática, a importância dos valores, as consequências das atitudes;
*Desenvolver a cooperação e a habilidade no trabalhar em grupo;

VÍDEO
Objetivos:
*Complementar o trabalho desenvolvido nas diferentes aprendizagens
* Desenvolver a atenção;
* Ampliar conhecimento construídos;
* Socializar o material trazido pelos alunos selecionados com critérios pedagógicos;
* Trabalhar conceitos;


BRINQUETODECA:
Justificativa:
O desenvolvimento humano é caracterizado pela interação com o meio ambiente. A criança em seu crescimento vai experenciando essa interação através de formas simples como agarrar, puxar, empurrar, deixar cair, bater; e que desenvolverão formas mais complexas de interação com o mundo.
É no brincar que surgem as oportunidades de resolução de problemas, que envolvem a socialização, elaboração de situações afetivas, aprendizagem significativas para o desenvolvimento humano.
            A Brinquedoteca é um espaço mágico construído para que a criança possa brincar,  criar, sonhar e desenvolver a sua capacidade motora, seu raciocínio lógico e aprender com mais facilidade, proporcionando através da atividade lúdica, a construção e reconstrução do conhecimento socialmente produzido e historicamente acumulado, sendo um instrumento de compreensão da realidade como um todo, associando o seu mundo de fantasias ao mundo real.
A Brinquedoteca é um espaço que através do seu uso, dá suporte ao processo de aprendizagem/desenvolvimento, mediando a atividade lúdica aos conteúdos desenvolvidos em sala de aula.
Este espaço está direcionado para auxiliar o educador nas interações educativas e pedagógicas. É um espaço a mais oferecido aos educandos e não pode e nem será, o único local reservado para a atividade lúdica.

Brincar é Coisa Séria!
Para a criança brincar é viver
Do ponto de vista:
* Filosófico - o brincar é abordado como um mecanismo para contrapor a 

racionalidade. 
* Sociológico - o brincar tem sido visto como a forma mais pura de inserção da criança na sociedade. 
* Psicológico - o brincar está presente em todo desenvolvimento da criança nas diferentes formas de modificação do seu comportamento.

·        Pedagógico - o brincar tem se revelado como uma estratégia poderosa para a criança aprender.
Objetivos:
- Estimular os valores éticos de convivência:
·        Respeito
·        Solidariedade
·        Dialogo
·        Justiça
- Possibilitar a todas as crianças o acesso ao brinquedo de forma a socializar o seu uso, permitindo sobretudo às crianças de baixa renda o contato com o brinquedo;
- Resgatar a sensibilidade da criança;
- Resgatar a brincadeira;
- Favorecer o equilíbrio emocional;
- Desenvolver a inteligência, criatividade e sociabilidade;
- Repassar aos pais informações e conhecimentos sobre a importância do brinquedo para a criança e significado para o seu desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e físico.
- Resgatar a capacidade de brincar – tão esquecida nos dias de hoje;
- Enriquecer o relacionamento – aprendendo.
- Criar um espaço voltado para a criança, onde a brincadeira é vista como coisa séria.

Dinâmica:
Os trabalhos são realizados de acordo com a proposta do professor que pode utilizar os vários espaços de forma conjunta ou isoladamente
·        Canto da vida diária ( casinha, mercadinho, oficina, cabeleireiro ) :
·        Bonecos/bichos
·        Transportes
·         Brinquedos tradicionais: peteca, pião, bola, patinete, etc.



PLANO DE TRABALHO COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA:


OBJETIVOS

-         Conciliar as ações pedagógicas da escola – organizando o ambiente.
-         Propiciar situações efetivas de trabalho coletivo entre todos os membros da ação educativa, para que com este exercício permanente o grupo possa realmente pensar e trabalhar coletivamente alcançando os objetivos e metas da Escola.
-         Garantir a continuidade do processo de construção do conhecimento e os momentos de reflexão e registro do processo pedagógico;
-         Auxiliar os docentes em suas dificuldades, oferecendo embasamento teórico e prático.
-         (Organizar, verificando as expectativas do grupo, os diversos ambientes e materiais da Escola para o bom desenvolvimento do trabalho pedagógico: Sala de aula, Sala de Multiuso, Brinquedoteca, Parque,).
-         Sensibilizar os pais (comunidade) para o trabalho desenvolvido na EMEI, possibilitando a participação direta nas atividades realizadas e desenvolvimento dos alunos e   no atendimento às famílias
-         Realizar o trabalho pedagógico integrado ao administrativo, privilegiando sempre o primeiro, tendo como foco o aluno.
-         Atender e encaminhar alunos a especialistas, quando detectada alguma necessidade.

 

ESTRATÉGIAS


-         Reuniões pedagógicas com todos os segmentos da Escola.
-         Acompanhamento da execução e montagem do Regimento Escolar, Projeto Pedagógico,  Plano Anual, PEA e demais projetos.
-         Grupo de formação de Educadores (horário coletivo).
-         Organização e operacionalização dos ambientes – Salas de aula, Multiuso, Brinquedoteca, Parque, Refeitório.
-         Reuniões e orientações com pais e responsáveis quando for necessário;
-         Reuniões com a Equipe Técnica;
-         Acompanhamento do desenvolvimento dos alunos (individual) quando for necessário;
-         Organização de eventos;
-         Encaminhamento médico a especialistas para alunos;
-         Atividades diárias que conduzam ao trabalho coletivo.
-         Analise e acompanhamento dos registros de observação das turma/alunos e das avaliações dos alunos levando em conta o desenvolvimento do aluno em relação ao grupo e a ele mesmo, descrevendo este sem rótulos, ou impressões preconceituosas, mas mostrando o que ele já construiu.


EQUIPE DE APOIO


ATE - SECRETARIA

- Leitura e impressão de correspondência on line;
- Levantamento e acompanhamento de dados de censo escolar;
- Digitação de documentos e formulários;
- Atendimento ao público;
- Recebimento de carga;
- Organização e atualização do sistema on line;
- Levantamento dos alunos que necessitam Transporte Escolar Gratuito;
- Matrícula dos alunos;
- Outras atribuições que forem delegadas.

ATE - INSPETORIA

- Acompanhar  e auxiliar os alunos no período das refeições, orientando-os no self service, incentivando-os a comer, garantindo um ambiente tranquilo;
- Prestar socorro aos alunos acidentados;
- Acompanhar os alunos quando, por alguma necessidade os professores se ausentarem das classes;
- Transmitir recados e entregar bilhetes aos professores;
- Organizar a entrada e saída dos alunos;
- Acolher alunos no horário de entrada
- Auxiliar, quando necessário, no trabalho junto aos alunos com necessidades especiais.
- Fazer a contagem dos alunos.
- Outras atribuições que forem delegadas.


EQUIPE OPERACIONAL

- Entrada e saída de alunos;
- Orientação às necessidades dos alunos;
- Trocar alunos que se sujam e se molham;
- Acompanhar alunos que ficam além do horário;
-- Auxiliar no atendimento e na organização dos educandos, nas áreas de circulação interna ou externa nos horários de entrada e saída ;
-Acompanhar  e auxiliar os alunos no período das refeições, orientando-os no self service, incentivando-os a comer, garantindo um ambiente tranquilo;
- Orientar os alunos na utilização do banheiro e bebedouros
- Auxiliar os alunos nas eventuais trocas de roupas
- Prestar assistência aos educandos nas atividades desenvolvidas fora da sala de aula;
- Auxiliar no atendimento aos educandos que apresentem necessidades educacionais especiais;
- Outras atribuições que forem delegadas.



EQUIPE DOCENTE

- Participar do processo de elaboração e execução do PPP;
- Planejar, executar, registrar e avaliar os objetivos e atividades do processo educativo;
- Participar de estudos contínuos, objetivando a melhoria da qualidade de seu trabalho;
- Manter atualizados os registros utilizados para o acompanhamento da ação educativa (Diário de classe, caderno de registros, avaliações, registros de projetos dentre outros);
- Participar das reuniões de planejamento, pedagógicas, de pais e demais realizadas de interesse pedagógico;
- Informar os responsáveis pelos alunos os casos de doença ou acidentes ocorridos na escola;
- Integrar-se com os responsáveis pelos alunos objetivando o seu pleno desenvolvimento (integração escola família);
- Comunicar os casos de suspeita de doenças infecto-contagiosas bem como demais problemas a serem encaminhados a especialistas pela coordenação;
- Propor, discutir, apreciar e coordenar projetos para a sua ação pedagógica (ação-reflexão - ação);
- Buscar numa perspectiva de formação permanente o aprimoramento de seu desempenho profissional e ampliação de seu conhecimento;
- Tratar com urbanidade todos os envolvidos no processo de aprendizagem, primando pelo respeito e pela boa conduta;
- Manter organizado todo o material pedagógico disponibilizado, buscando maximizar seu uso e conservação.

ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR


          Dentre as atribuições e competências do diretor da Unidade Escolar, estão elencadas abaixo as principais:
·        Supervisionar e orientar o trabalho de todos os setores
·        Tomar conhecimento e dar encaminhamento a toda e qualquer documentação que entra e sai ou vá permanecer na U.E;
·        Leitura de D.O.C;
·        Prestação de contas de verba de adiantamento bancário e PTRF e PDDE;
·        Presidir a APM, coordenando suas ações;
·        Buscar parcerias e articular o trabalho com a comunidade;
·        Busca de melhorias para a U.E;
·        Busca de recursos;
·        Elaborar folha de pagamento/revisão;
·        Atendimento ao público;
·        Zelar pelos livros oficiais;
·        Verificar atribuições da equipe operacional, adequando-as quando necessário;
·        Coordenar a entrega de documentos na Diretoria de Educação e recebimento de carga;
·        Acompanhar o trabalho do condutor que atua no TEG (transporte escolar gratuito);
·        Acompanhar, juntamente com a coordenação o trabalho pedagógico da U.E;
·        Visitar os livros de Ponto Administrativo e Docente;
·        Participar do Conselho de Escola;
·        Coordenar a apuração de irregularidades no âmbito da U.E;


ATRIBUIÇÕES DO ASSISTENTE DE DIREÇÃO.

          Dentre as atribuições e competências do Assistente de Direção da Unidade Escolar, estão elencadas abaixo as principais:

    Acompanhamento da merenda servida e elaboração do relatório
mensal e as devidas adequações diárias;
    Acompanhar os serviços terceirizados de limpeza,
folha de ponto, contratações e exclusões;
    Assuntos relativos à funcionários (evolução funcional,
quinquênio, averbação) alunos (matriculas,  desistências);
    Coordenação do programa Leve leite;
    Encaminhamento de 1/3 férias;
    Apontamento de faltas;
    Benefício vale- transporte;
    Encaminhar documentos à Diretoria de Educação quando necessário
    Manter organizados os prontuários dos funcionários da U.E.
    Organização do livro de ponto docente e administrativo;
    Recebimento, organização, estoque (material de limpeza e secretaria);
    Recorte e arquivo de D. O. C;
    Sindicâncias de ocorrências telefônicas;
    Acompanhamento do TEG ( transporte escolar gratuito)-
 avaliação semestral, frequencia mensal dos condutores
e monitores /frequência dos alunos/ FCO/ folha de ponto;
    Responder pela U. E. na ausência do diretor.



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