APRESENTAÇÃO:
Este
projeto tem como objetivo orientar as ações administrativas e pedagógicas da
Escola Municipal de Educação Infantil “Alice Alves Martins”, para o ano de 2015. O mesmo foi elaborado a partir de estudos e
reflexões sobre as finalidades da Escola, suas condições físicas e humanas,
além de dados da Comunidade e da Clientela.
Participaram
dos estudos, decisões e montagem do plano todos os elementos que compõem o
corpo administrativo, técnico, docente, Conselho de Escola e em alguns momentos
a comunidade (famílias dos alunos). Esperamos que este Projeto constitua um
instrumento eficaz para a melhoria do trabalho escolar, que busca ser, de
qualidade.
IDENTIFICAÇÃO
DA ESCOLA
Escola Municipal de Educação Infantil "Jd
Novo Santo Amaro". Criada através do Decreto n.º 47.068 de 10 de março de
2006 Publicado no D.O.C. de 11 de março de 2006 .
Código do Gerfunc - 019324
Código de Endereçamento: 16.72.232
Alteração do nome: Lei nº 15.185 de 02 de junho
de 2010.
LOCALIZAÇÃO
Rua – Monforte da Beira, 298 CEP 05819-060
Telefone: 5891-0287 / 5518 - 4099
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo.
blog: blogdaemeialicealvesmartins.blogspot.com.br
Localizada na subprefeitura de M’Boi Mirim, tendo como principais vias
de acesso: Avenida Guarapiranga / Rua Guilherme Valente
Avenida Maria Coelho Aguiar / Rua José Barros Magaldi
HISTÓRICO
DA UNIDADE
O prédio construído com 2
andares, 6 salas de aula, sala de multiuso, sala de professores e coordenação, brinquedoteca,
solário, banheiros masculinos e femininos para alunos e funcionários, banheiro
adaptado, elevador, cozinha, despensa, refeitório, secretaria, diretoria,
refeitório dos alunos, pátio coberto e externo, parque e estacionamento.
2006:
As atividades na Unidade educacional foram
iniciadas em 23/05/2006 em dois turnos distintos: manhã e tarde com três 1ºs
estágios, quatro 2ºs estágios e um 3º estágio. Neste ano o corpo administrativo
era composto por diretor e assistente, além de 13 professores, equipe de
limpeza e alimentação terceirizada.
Neste ano ocorreram diversos
problemas estruturais no prédio da unidade educacional;
2007:
Neste ano a equipe gestora
estava completa, além da equipe de limpeza e de manutenção terceirizadas.
Funcionaram 5 salas em 2 turnos distintos. A escola continuou com problemas
estruturais, o elevador, por exemplo, parou de funcionar.
2008: Neste
ano a equipe gestora estava completa, além da equipe de limpeza e de manutenção
terceirizadas. Funcionaram 6 salas em 2 turnos distintos. Devido aos problemas
estruturais foram realizadas reformas no decorrer do ano
2009:
Neste
ano a equipe gestora continuou completa e as equipes de limpeza e alimentação
permaneceram terceirizadas. As turmas continuaram sendo formadas em dois
horários: manhã das 6:50h ás 12:50h e tarde 13:10h às 19:10h. a escola contou
com 3 professores no módulo 1 de manhã e 2 a tarde, além de 1 estagiário do
CEFAI para acompanhar um aluno PNE.
2010:
Neste ano a equipe gestora
continuou completa e as equipes de limpeza e alimentação permaneceram
terceirizadas. As turmas continuaram sendo formadas em dois horários: manhã das
6:50 ás 12:50h e tarde 13:10h às 19:10h. No módulo haviam 4 professores, 2 de manhã e 2 a tarde, além de 1 estagiário
do CEFAI para acompanhar um aluno deficiente físico. O prédio continuou a apresentar problemas
estruturais, pois o talude ao fundo da escola está se movimentando causando
diversas rachaduras colocando em risco todas os freqüentadores da unidade
educacional. Foram solicitadas várias intervenções para SME e Subprefeitura de
M’ Boi Mirim, porém nada foi realizado.
2011:
Neste ano a equipe gestora
continuou completa e as equipes de limpeza e alimentação permaneceram
terceirizadas. As turmas continuaram sendo formadas em dois horários que
sofreram alteração manhã das 7:00 ás 13:00h e tarde 13:00h às 19:00h o que
modificou a rotina não havendo mais intervalo entre os turnos. A escola contou
com 4 professores no módulo 2 de manhã e 2 a tarde, além de 1 estagiária do CEFAI
para acompanhar um aluno deficiente auditivo.
No início do ano a escola passou por uma reforma sendo feitas novas
colunas em seu alicerce, porém o talude não passou por nenhum processo de
reforço.
2012:
Neste ano a equipe gestora continuou completa e as
equipes de limpeza e alimentação permaneceram terceirizadas. As turmas
continuaram sendo formadas em dois horários:manhã das 7:00 ás 13:00h e tarde
13:00h às 19:00h. No módulo de professores a escola tem neste ano 3
profissionais, além de 2 estagiárias do CEFAI sendo que na escola há4 alunos
PNE com laudo. Quanto ao prédio nada foi realizado, o talude cedeu dois
terrenos ao lado da escola que ficou em risco eminente de interdição tendo no
local a presença do corpo de bombeiros, defesa civil e subprefeito, porém nada
foi feito.
2013:
Neste ano a equipe gestora continuou completa e
as equipes de limpeza e alimentação permaneceram terceirizadas. As turmas
continuaram sendo formadas em dois horários:manhã das 7:00 às 13:00h e tarde
13:00h às 19:00h. No módulo de professores a escola tem neste ano 3
profissionais, além de 2 estagiárias do CEFAI e 1 AVE sendo que na escola há 4
alunos PNE com laudo. O talude ainda não foi reforçado e novas rachaduras
surgiram no prédio.
2014
Neste ano a equipe gestora continuou completa e
as equipes de limpeza e alimentação permaneceram terceirizadas. As turmas
continuaram sendo formadas em dois horários:manhã das 7:00 às 13:00h e tarde
13:00h às 19:00h. No módulo de professores a escola tem neste ano 4
profissionais, além de 1 estagiária do CEFAI e uma AVE sendo que na escola há 5
alunos PNE com laudo. Devido a construção de uma nova avenida atrás da escola,
finalmente o talude terá um muro de contenção o que garantirá a segurança do
prédio, sendo utilizado o espaço da escola para acessar a obra
2015:
Neste ano a equipe gestora está completa as
equipes de merenda ( com 4 pessoas) e limpeza ( com 5 pessoas, numero
insuficiente para o trabalho) continuam terceirizadas. Os horários dos turnos
permanecem os mesmos do ano anterior. A equipe docente está completa com os
seis professores de módulo sendo um contratado até setembro. Como apoio há uma
estagiária de CEFAI no turno da manhã e uma AVE para atender os 3 alunos PNE.
CAMPO
DE ATUAÇÃO:
A Escola Municipal de
Educação Infantil "Alice Alves Martins –Jd. Novo Santo Amaro" atua na
área de educação infantil atendendo em dois períodos distintos. A clientela é proveniente, em sua
maioria, dos bairros: Jd. Santa Josefina, Jd Novo Santo Amaro, Recanto Santo
Antonio, Jd. das Flores, Jd. Vergueiro, Jd. Ibirapuera, Jd. São Luis.
O agrupamento das turmas tem como critério as
idades das crianças segundo portaria
* Infantil I - crianças
nascidas de abril de 2010 a março de
2011;
* Infantil II - crianças
nascidas de abril de 2009 a março de 2010;
Além de serviços educativos,
a Escola prestará serviços de assistência alimentar e nutricional, contando
para isso, com a colaboração de alguns órgãos da Prefeitura da Cidade de São
Paulo. Se faz necessário também o atendimento paralelo psicólogico,
fonoaudiólogico, médico e odontológico que são de difícil acesso aos membros da
comunidade.
CARACTERIZAÇÃO
DA COMUNIDADE:
Situada
na zona sul do Município de São Paulo, pertencendo ao Subdistrito do Jd. São
Luis, localizada na Subprefeitura de M’ Boi Mirim, a E.ME.I. "ALICE ALVES
MARTINS” -JD NOVO SANTO AMARO atende a
comunidade do Jd. Novo Santo Amaro, Jd.
Santa Josefina e adjacências: Jd. Ibirapuera, Jd. das Flores. Grande parte dos
alunos novos foram encaminhados pelos Centros de Educação Infantil diretos ou
conveniados da região.
Características
das famílias dos alunos:
* composta
por 3 a 4 pessoas que em sua maioria declararam-se brancos e pardos;
* morando
a mais de 10 anos no bairro;
* quase todas as crianças moram com a mãe, pai e
irmãos em sua residência ;
* uma ou duas pessoa da família trabalham com
registro em carteira ;
* nasceram, em sua maioria, no estado de São Paulo ;
* frequentaram em algum momento a escola; sendo
que a maioria concluiu o ensino médio;
* a religião
cristã é a predominante, sendo que ir a igreja é uma opção destacada de
lazer aos finais de semana, além de passear,
visitar parentes e ficar em casa descansando.
* grande parte das famílias não possuem animais
de estimação;
As
residências e os bairros:
* A
maioria das residências tem de 3 a 5 cômodos e são próprias ou alugadas.
*Basicamente todas as residências tem
fornecimento de energia elétrica e água e a coleta de lixo é feita pela
prefeitura sendo que algumas famílias adotam a coleta seletiva.
* No Jd. Santa Josefina e
adjacências, as construções são em sua maioria condomínios de prédios e casas
com ou sem acabamento.
*As ruas, em sua maioria, são
pavimentadas. Existe iluminação pública, porém não suficiente e com pouca
manutenção.
*Recursos Médicos Assistenciais:
Ao lado da Unidade Educacional há uma clínica Hora Certa um Posto de saúde da família.
*Recursos Econômicos: Próximo
a EMEI existe um núcleo comercial composto de padaria, açougue, farmácia,
quitanda, mini mercados, bazar e Conselho tutelar.
* Recursos Educacionais: além
da EMEI “Alice Alves Martins – Jd Novo Santo Amaro” existe a Associação Cedro
do Líbano de Proteção a Infância que atende várias crianças em idades em CEIs,
e o centro de crianças e adolescentes (CCA).
* Comunicação e Transporte: O
principal meio de transporte dos moradores é transporte público. A EMEI é
servida por linhas de transporte que passam na rua da escola: Terminal João
Dias/Jd. Ibirapuera, Circular: Jd. Ibirapuera/Jd. Santa Margarida.
Quanto
às necessidades dos lares dos alunos a maioria não destacou ou não respondeu a
questão sendo que aqueles que apresentaram necessidades referem-se a reformas,
ampliação das casas aquisição de bens materiais e dinheiro. Já quanto às
necessidades dos bairros a segurança foi a mais lembrada além de áreas de lazer
e cultura. O motivo da matrícula nesta unidade é devido à proximidade,
encaminhamento do CEI e boas referências. Quanto às expectativas em relação à
escola é o bom desempenho e aprendizado e atendimento às necessidades.
DENOMINAÇÃO
PATRONO: ALICE ALVES MARTINS
BIOGRAFIA
UMA
HISTÓRIA DE DEDICAÇÃO A EDUCAÇÃO E A POPULAÇÃO.
Nascida aos 09/10/1948, na cidade
de Uraí, estado do Paraná, Alice veio para São Paulo em meados de 1955, fixando
residência à Rua Jean de Brienne, número 21 e desde então sua vida foi dedicada
à população do Jardim Novo Santo Amaro, até a sua morte em 22/08/2005.
Realizou várias atividades
voltadas aos menos favorecidos, no entanto, sua principal preocupação não foi
em conseguir só melhorar suas condições atuais, mas foi a de melhorar suas
vidas para o futuro e por isso uma de suas maiores batalhas, que mereceu mais
empenho frente à Sociedade Amigos do Jardim Novo Santo Amaro e Adjacências, foi
por conseguir trazer cursos e escolas para a região, assim como em ajudar na
manutenção das escolas já existentes.
Tendo em vista seus objetivos
e seu compromisso com a educação e visando beneficiar aqueles que não tiveram
oportunidade de ir a escola na infância, cedeu um cômodo em sua própria
residência, para que fosse instalado um curso de alfabetização de jovens e
adultos e após árduo trabalho, conseguiu o patrocínio do Banco do Brasil,
através do projeto BB-Educar de alfabetização gratuita para jovens e adultos,
curso este que funcionou por aproximadamente 4 anos, sendo então transformado
em MOVA, Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos e que continua em
funcionamento até hoje.
Movimentou a comunidade em
mutirões de limpeza, para a manutenção das condições de higiene e funcionamento
da EE Sinhá Pantoja, visando as condições necessárias para garantir a aprendizagem
e o trabalho dos professores. Pleiteou por varias vezes junto a Prefeitura do
Município de São Paulo a conservação das ruas que dão acesso à referida escola.
Pensando ainda em oferecer melhores
oportunidades às crianças do bairro e levada pelo forte desejo de que estas
pudessem estudar na infância, batalhou incansavelmente para conseguir um
terreno, no qual fosse construída uma Escola Municipal de Educação Infantil,
deste sonho, nasceu a EMEI Jardim Novo Santo Amaro. Infelizmente ela não pode
ver seu sonho plenamente realizado, pois quando a obra estava prestes a ser
concluída ela faleceu.
A EMEI Jardim Novo
Santo Amaro, começou a funcionar em meados de março do ano de 2006 e a
comunidade escolar conhecedora dos serviços prestados e do empenho da Sr.ª
Alice Alves Martins, em prol da construção de uma Escola de Educação Infantil
no bairro, escolheu o seu nome para a
Unidade por eleição dos responsáveis pelos alunos.
OBJETIVOS
CONTEXTUALIZANDO
A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
A EMEI Alice Alves
Martins, Jd. Novo Santo Amaro, com 9 anos de atuação no bairro Jd. Santa
Josefina, atende 420 crianças em 2 turnos distintos, manhã e tarde. Neste ano a
escola conta com 18 professores com turmas atribuídas, além de 6 professores no módulo , sendo 1
contratado, atuam portanto na unidade 22 professores, já que 2 professores tem
2 cargos na escola. A equipe operacional conta 3 agentes de apoio , porém 1
está readaptado, 2 ATEs e 1 vigia, existe uma equipe de limpeza terceirizada
com 5 funcionários, e uma equipe terceirizada de 4 merendeiras, a Equipe
Técnica está completa. No geral há pouca rotatividade de funcionários.
As ações propostas para o PPP, foram
resultado do levantamento da equipe
escolar e a comunidade. A cada ano a escola recebe alunos novos e com a chegada
destas famílias, faz-se necessário fazer um resgate do foco e das prioridades
de trabalho nesta faixa etária, de 4 a 5 anos 11 meses e 29 dias, conhecendo o
currículo da escola, destacando a importância e o papel da educação infantil
enquanto espaço educativo. Resgatar a participação consciente dos pais na
escola com ações constantes e contínuas é uma das grandes metas a ser
alcançada.
A equipe escolar em 2015, após
ter analisado as avaliações do ano anterior e as indicações e propostas de
encaminhamento, sugeriu as seguintes ações a serem desenvolvidas neste ano
acreditando que estas propiciarão o fortalecimento da parceria escola/famílias
e o andamento pedagógico:
· Sensibilização
das novas famílias.
· Encontro
de Pais: Temas trabalhados relativos ao desenvolvimento da
criança dentro e fora da escola. A problemática será discutida para que coletivamente
sejam encontradas soluções melhores.
Outras ações que serão desenvolvidos em 2015:
·
Projetos diversos: aniversariantes, self service;
leitura em família; sessão simultânea de leitura; cantinho de leitura, jogos
matemáticos, conhecimento físico –óptica.
·
Avaliação dos Indicadores de Qualidade da
Educação Infantil Paulistana (maio e junho)
·
Atividade culinária com os alunos.
·
Dia da família na escola–
alunos e famílias – vivencias em junho e oficinas em novembro;
·
Exposição permanente da produção dos alunos.
·
Passeio – aprendizagem, recreação e lazer – alunos e equipe
escolar
·
Encontro de Encerramento –
alunos e equipe escolar.
PRINCIPAIS
OBJETIVOS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO:
& Garantir a participação das famílias
nas ações desenvolvidas na unidade, valorizando as diferenças culturais e de
organização familiar colaborando para a construção de novos conhecimentos.
& Oferecer espaços de
discussão sobre o papel da família e da escola fortalecendo os vínculos
compreendendo que a educação escolar é uma ação
complementar à educação familiar, portanto devem ser parceiras e não
desencadeadora de competições.
& Promover o acesso às
diferentes aprendizagens (oral, escrita, matemática, artística, musical,
corporal), ampliando os conhecimentos do alunos, utilizando os espaços diversos
da unidade;
& Garantir que a
ação educativa seja baseada na confiança das possibilidades das crianças e
valorização de suas manifestações;
DEFININDO
OS FINS E OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
BASE FEDERAL:
Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96) – art.
29
A Educação Infantil, primeira etapa da
educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até
6 anos de idade em seus aspectos físico, psicológico e social, completando a
ação da família e da comunidade.
Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil
(1998)
Objetivos:
Desenvolver uma imagem
positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em
suas capacidades e percepção de suas limitações;
• Descobrir e conhecer
progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites,
desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
• Estabelecer vínculos
afetivos e de troca com adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e
ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
• Estabelecer e ampliar cada
vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses
e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo
atitudes de ajuda e colaboração;
Observar e explorar o
ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como
integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando
atitudes que contribuam para sua conservação;
• Brincar, expressando
emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
• Utilizar as diferentes
linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às
diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser
compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e
avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez
mais sua capacidade expressiva;
• Conhecer algumas
manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e
participação frente a elas e valorizando a diversidade
Diretrizes
Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010)
·
A função das instituições de Educação Infantil
compreendida como o primeiro espaço de educação coletiva fora do contexto
familiar com responsabilidades no desempenho de um papel ativo na construção de
uma sociedade livre, justa, solidária e socioambientalmente orientada.
·
As instituições de educação infantil
constituem-se em estabelecimentos educacionais que educam e cuidam de crianças
de zero a cinco anos por meio de profissionais com a formação específica
legalmente determinada e espaços de educação coletiva.
BASE MUNICIPAL:
Orientação
Normativa nº 01/2013
A Educação Infantil, como
primeira etapa da educação básica, tem como finalidades o desenvolvimento
integral da criança até 6 anos em seus aspectos físico, psicológico e social, completando
a ação da família e da comunidade. Deve propiciar situações de cuidado,
brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam
contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de apropriação do
conhecimento de suas potencialidades corporais, afetivas, emocionais,
estáticas, éticas e de conhecimentos mais amplos de sua realidade social e
cultural, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e
saudáveis, com autonomia pessoal e intelectual. Buscando uma aprendizagem
integrada com o desenvolvimento infantil.
CONCEPÇÃO
DE EDUCAÇÃO
A Educação constitui-se
em instrumento de sua construção e não de mera reprodução mecânica. O
conhecimento é construído por um conjunto de práticas articulando as
experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do
patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico, nas experiências, na
troca, nas inter-relações sociais, entre crianças da mesma idade e de idades
diferentes, nas relações das crianças com adultos e entre estes. A Educação
compreende o desenvolvimento de todas as dimensões humanas: afetiva, social e
cognitiva, além da formação de valores éticos e morais presentes nas diferentes
culturas.
As práticas educativas devem
considerar a integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo
–motoras, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética, e sócio-cultural
das crianças , visando à autonomia da criança, valorizando suas vivências, o diálogo
e a participação democrática, Devem
incentivar a curiosidade, de forma a instigar a criatividade e a reflexão
crítica pessoal e social, tendo o prazer como aspecto fundamental nas
organizações e construções subjetivas. A ação educativa deverá objetivar o
respeito às diferenças culturais, étnicas de gênero corporais e
cognitivas.
CONCEPÇÃO
DE CRIANÇA E INFÂNCIA:
Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação básica, a
criança é sujeito histórico e de direitos que se desenvolve nas interações,
relações e práticas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas
com adultos e crianças de diferentes idades nos grupos e contextos culturais
nos quais se insere.
A
concepção de quem é a criança e o olhar que temos sobre a infância são
construções sócio-históricas, contextualizadas em relação ao tempo, ao espaço e
à cultura, variando conforme condições sócio-econômicas, gênero e etnia.
Entende-se que a criança
desde o nascimento busca atribuir significado a sua experiência e nesse
processo volta-se para conhecer o mundo material e social, ampliando
gradativamente o campo de sua curiosidade e inquietações, mediada pelas
orientações, materiais, espaços e tempos que organizam as situações de
aprendizagem e pelas explicações e significados a que ela tem acesso.
Em sua família, biológica ou
não, a criança encontra seu ponto de referência fundamental, estabelece
múltiplas relações sociais com outros e outras instituições sendo a escola
espaço marcante para sua construção e desenvolvimento.
A Educação infantil
caracteriza-se por grandes aquisições orgânicas
históricas e culturalmente produzidas nas relações que as crianças
estabelecem com o mundo material e social mediadas por parceiros mais
experientes.
CONCEPÇÃO
DE CURRÍCULO
O currículo é
compreendido como o conjunto de relações que se estabelecem na unidade, construído
de forma flexível e dinâmica tendo como
ponto de partida os interesses e demandas das crianças e comunidade. Ele deve
priorizar o diálogo, as necessidades individuais e o desenvolvimento da criança
levando em consideração a realidade local.
Na construção deste currículo deve-se
haver o respeito e o resgate da história particular de cada criança,
acolhendo-a na unidade e considerando que em muitos casos é a primeira vez que
a criança interage em um grupo que não o da sua família e isto deve ser
considerado além da parceria com a escola / família começar a ser construída.
Esta ação deve permear todo o andamento pedagógico e o ano letivo com a realização de diferentes ações de
integração. Considera-se que os alunos são sujeitos históricos e sociais, portanto agentes de sua própria
construção, possuindo desenvolvimento próprio e qualquer ação educativa deve
considerá-los como ponto de partida, favorecendo a autoria e o protagonismo. A escola é o acesso
à interação aos bens culturais e sociais produzidos pela comunidade local, pelo
bairro, cidade, enfim, por todo o patrimônio cultural produzido pela humanidade
até hoje.
O currículo constrói-se
nos fazeres individuais e coletivos potencializando as dimensões humanas, das diversas
formas de expressão, do imprevisto e dos saberes espontâneos infantis, num
diálogo entre o planejado e o vivido.
PERFIL
DO PROFISSIONAL EDUCADOR DA INFÂNCIA
São considerados
educadores todos os que contribuem para a formação e crescimento dos alunos.
Ao educador cabe apurar a
sua capacidade de observação, promover interações, despertar a curiosidade,
problematizar, mediar conflitos, promover acesso à cultura, propiciar condições
para a construção da autonomia (física, emocional e intelectual), aguçar a
criatividade, a flexibilidade de pensamento, a construção de conhecimento e
perceber a criança como um todo. É necessário também favorecer as relações
afetivas e o estabelecimento de vínculos positivos com as crianças, tornando o
ambiente educativo prazeroso.
É necessário embasamento
teórico e clareza metodológica que
subsidiem a ação e intenção
educativa. Se faz necessário a formação ampla do profissional que deve se
tornar também um aprendiz, refletindo
constantemente sobre sua prática, debatendo com seus pares, dialogando com as
famílias e comunidade buscado informações necessárias para o trabalho que se
desenvolve.
São instrumentos essenciais para a reflexão
sobre a prática direta com as crianças a observação, o registro, o planejamento
e a avaliação.
PARCERIA
ESCOLA/FAMÍLIA
A educação escolar é uma
ação complementar a da familiar, não devendo tentar substituí-la ou sobrepor-se
a ela. O Projeto desta Unidade
Educacional é de continuar
integrando em seu currículo e prática
educativa os elementos da cultura familiar construindo uma relação de respeito,
integração e diálogo, considerando as famílias como parceiras, desta forma,
busca-se favorecer a abertura da escola a comunidade, compreender suas
necessidades e tentar propor ações conjuntas.
AVALIAÇÃO
DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
“A avaliação será sempre da criança em relação a
si mesma e na comparativa com as outras crianças “ (MEC 2012).
Segundo a Orientação
Normativa nº01/2013 a avaliação deve servir para registrar as
situações/experiências vividas pelas crianças no dia a dia, enfatizando suas
descobertas e aprendizagens, considerando o princípio de que a avaliação é um
processo contínuo, para identificar suas potencialidades, interesses e
necessidades.
O registro da avaliação na Educação
Infantil exige especial se constitui em importante instrumento para análise do
desenvolvimento e da aprendizagem das crianças. Esses registros orientam o
replanejamento das ações pedagógicas e as intervenções educacionais.
A avaliação na Educação Infantil se
dá a partir de diferentes registros tais como, desenhos, álbuns, esculturas e
colagens, entre outros. Eles são importantes instrumentos de acompanhamento que
orientam as intervenções pedagógicas necessárias às aprendizagens e ao
desenvolvimento dos meninos e das meninas.
A cada período vivido pelos (as)
pequenos(as), o(a) educador(a) tem em mãos valoroso registro das vivências e
descobertas das crianças, tanto individuais quanto em grupos. Tudo é informado
à família, por meio de relatórios individuais.
A Secretaria Municipal de Educação
de São Paulo não utiliza qualquer forma de avaliação na Educação Infantil que
meça o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças com finalidades
classificatórias ou para retê-las no prosseguimento de sua vida escolar. Cada
criança tem seu tempo de aprendizagem e esse tempo é respeitado.
Para que o trabalho das escolas
seja mais eficaz, é fundamental o envolvimento das famílias, tanto nas Unidades
Educacionais quanto em casa.
A equipe de educadoras e educadores
está sempre à disposição para orientar as famílias quanto ao desenvolvimento
das crianças.
A equipe escolar
entende a avaliação segundo a proposta de avaliação segundo a base
teórico-conceitual de Jussara Hoffmann, sendo entendida como um processo
contínuo que tem como base a visão global do aluno baseada no conhecimento das
etapas do desenvolvimento da criança, subsidiado por observações da criança e
nos registros reflexivos de cada criança e do grupo, respeitando as diferentes
formas de interagir, apropriação de mundo, aprender, fazer e ser, além de seu
ritmo, contexto social e cultural diferenciado, obtidos das manifestações da criança no decorrer no processo.
A avaliação constitui-se por uma prática
investigativa e não sentenciva, mediadora e não constatativa, qualitativa e não
quantitativa.
Tendo como base estes
conceitos o grupo estabeleceu os seguintes combinados:
F
A avaliação dos educandos é um instrumento de
reflexão da prática do professor, interação de devolutiva aos responsáveis
pelas crianças sobre seu desenvolvimento;
F
O registro terá informações que indiquem o
desenvolvimento do aluno e não há necessidade do uso de termos que reforcem o
que a criança NÃO sabe ou atribuição de rótulos ou pré-conceitos.
F
O relatório da avaliação do aluno deve ser
resultado da observação e acompanhamento deste.
AVALIAÇÃO
INSTITUCIONAL
A Unidade Educacional
realiza a sua avaliação ao final de cada semestre coma equipe escolar e as
famílias dos alunos, são destacados os aspectos positivos, negativos e
sugestões para a superação destes. E à partir deste levantamento são planejadas
ações e alterações no projeto pedagógico. O documento Indicadores de Qualidade
na Educação Infantil (MEC), também foram utilizados em 2013 e 2014. Em 2015
foram utilizados os Indicadores de Qualidade na Educação Infantil Paulistana
como instrumento de autoavaliação. A equipe escolar e famílias dos alunos
puderam avaliar diferentes dimensões : DIMENSÃO 1 - Planejamento e Gestão
Educacional; DIMENSÃO 2 - Multiplicidade
de Experiências e Linguagens em Contextos Lúdicos para as Infâncias; DIMENSÃO 3
– Interações; DIMENSÃO 4 – Promoção da
Saúde e Bem Estar: Experiências de Ser Cuidado, Cuidar de Si, do Outro e do
Mundo; DIMENSÃO 5 - Ambientes Educativos: Espaços, Tempos e Materiais; DIMENSÃO
6 - Formação e Condições de Trabalho das Educadoras e dos Educadores; DIMENSÃO
7 - Rede de Proteção Sociocultural: Unidade Educacional, Família, Comunidade e
Cidade; DIMENSÃO 8 - Relações Étnico-Raciais e de Gênero; DIMENSÃO 9 - Participação, Escuta e Autoria de
Bebês e Crianças.
SALA
DE MULTIUSO
CANTINHO DA LEITURA
Objetivos:
· Oportunizar
o acesso das crianças aos bens sócio-culturais disponíveis, ampliando o
desenvolvimento das capacidades relativas à expressão, a comunicação, à
interação social, ao pensamento, à ética e à estética;
· Propiciar
situações de leitura de diferentes gêneros, como: contos, poemas, notícias,
parlendas, trava-línguas e outros;
· Valorizar
a leitura como fonte de prazer e entretenimento;
· Compreender,
interpretar e transformar textos orais e escritos (ler, escutar, contar,
recontar e produzir histórias)
CANTINHO DA FANTASIA
Objetivos:
* Oportunizar às crianças
vivenciar situações que possibilitem a construção do conhecimento e o
desenvolvimento de uma expressão ampla, verbal, gestual, criadora;
* Viver uma história, imitar,
fantasiar na imaginação e na realidade, refletir-se na própria ação, dividir,
esperar e reconhecer a ação de um companheiro ou um grupo;
*Permitir o exercício da
associação de idéias, da organização corporal e do pensamento;
*Dar às crianças uma chance
real de brincar com outras possibilidades de ser e de agir, favorecendo a
formação da identidade e mostrando, na prática, a importância dos valores, as
consequências das atitudes;
*Desenvolver
a cooperação e a habilidade no trabalhar em grupo;
VÍDEO
Objetivos:
*Complementar o trabalho desenvolvido nas
diferentes aprendizagens
* Desenvolver a atenção;
* Ampliar conhecimento construídos;
* Socializar o material trazido pelos alunos
selecionados com critérios pedagógicos;
* Trabalhar conceitos;
BRINQUETODECA:
Justificativa:
O
desenvolvimento humano é caracterizado pela interação com o meio ambiente. A
criança em seu crescimento vai experenciando essa interação através de formas
simples como agarrar, puxar, empurrar, deixar cair, bater; e que desenvolverão
formas mais complexas de interação com o mundo.
É no brincar que surgem as oportunidades de resolução de problemas,
que envolvem a socialização, elaboração de situações afetivas, aprendizagem
significativas para o desenvolvimento humano.
A
Brinquedoteca é um espaço mágico construído para que a criança possa
brincar, criar, sonhar e desenvolver a
sua capacidade motora, seu raciocínio lógico e aprender com mais facilidade,
proporcionando através da atividade lúdica, a construção e reconstrução do
conhecimento socialmente produzido e historicamente acumulado, sendo um
instrumento de compreensão da realidade como um todo, associando o seu mundo de
fantasias ao mundo real.
A
Brinquedoteca é um espaço que através do seu uso, dá suporte ao processo de
aprendizagem/desenvolvimento, mediando a atividade lúdica aos conteúdos
desenvolvidos em sala de aula.
Este
espaço está direcionado para auxiliar o educador nas interações educativas e
pedagógicas. É um espaço a mais oferecido aos educandos e não pode e nem será,
o único local reservado para a atividade lúdica.
Brincar
é Coisa Séria!
Para
a criança brincar é viver
Do ponto de vista:
* Filosófico - o brincar é abordado
como um mecanismo para contrapor a
racionalidade.
* Sociológico - o brincar tem sido visto como a forma mais pura
de inserção da criança na sociedade.
* Psicológico - o brincar está presente em todo desenvolvimento
da criança nas diferentes formas de modificação do seu comportamento.
·
Pedagógico - o
brincar tem se revelado como uma estratégia poderosa para a criança aprender.
Objetivos:
-
Estimular os valores éticos de convivência:
·
Respeito
·
Solidariedade
·
Dialogo
·
Justiça
- Possibilitar a todas as
crianças o acesso ao brinquedo de forma a socializar o seu uso, permitindo
sobretudo às crianças de baixa renda o contato com o brinquedo;
- Resgatar a sensibilidade da
criança;
- Resgatar a brincadeira;
- Favorecer o equilíbrio
emocional;
- Desenvolver a inteligência,
criatividade e sociabilidade;
- Repassar aos pais
informações e conhecimentos sobre a importância do brinquedo para a criança e
significado para o seu desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e físico.
- Resgatar a capacidade de
brincar – tão esquecida nos dias de hoje;
- Enriquecer o relacionamento
– aprendendo.
- Criar um espaço voltado
para a criança, onde a brincadeira é vista como coisa séria.
Dinâmica:
Os trabalhos são realizados de acordo com a
proposta do professor que pode utilizar os vários espaços de forma conjunta ou
isoladamente
·
Canto da vida diária ( casinha, mercadinho,
oficina, cabeleireiro ) :
·
Bonecos/bichos
·
Transportes
·
Brinquedos tradicionais: peteca, pião, bola,
patinete, etc.
PLANO DE TRABALHO COORDENAÇÃO
PEDAGÓGICA:
OBJETIVOS
-
Conciliar as ações pedagógicas da escola –
organizando o ambiente.
-
Propiciar situações efetivas de trabalho coletivo
entre todos os membros da ação educativa, para que com este exercício
permanente o grupo possa realmente pensar e trabalhar coletivamente alcançando
os objetivos e metas da Escola.
-
Garantir a continuidade do processo de construção
do conhecimento e os momentos de reflexão e registro do processo pedagógico;
-
Auxiliar os docentes em suas dificuldades,
oferecendo embasamento teórico e prático.
-
(Organizar, verificando as expectativas do grupo,
os diversos ambientes e materiais da Escola para o bom desenvolvimento do
trabalho pedagógico: Sala de aula, Sala de Multiuso, Brinquedoteca, Parque,).
-
Sensibilizar os pais (comunidade) para o trabalho
desenvolvido na EMEI, possibilitando a participação direta nas atividades
realizadas e desenvolvimento dos alunos e
no atendimento às famílias
-
Realizar o trabalho pedagógico integrado ao
administrativo, privilegiando sempre o primeiro, tendo como foco o aluno.
-
Atender e encaminhar alunos a especialistas,
quando detectada alguma necessidade.
ESTRATÉGIAS
-
Reuniões pedagógicas com todos os segmentos da
Escola.
-
Acompanhamento da execução e montagem do
Regimento Escolar, Projeto Pedagógico,
Plano Anual, PEA e demais projetos.
-
Grupo de formação de Educadores (horário
coletivo).
-
Organização e operacionalização dos ambientes –
Salas de aula, Multiuso, Brinquedoteca, Parque, Refeitório.
-
Reuniões e orientações com pais e responsáveis
quando for necessário;
-
Reuniões com a Equipe Técnica;
-
Acompanhamento do desenvolvimento dos alunos (individual)
quando for necessário;
-
Organização de eventos;
-
Encaminhamento médico a especialistas para
alunos;
-
Atividades diárias que conduzam ao trabalho
coletivo.
-
Analise e acompanhamento dos registros de
observação das turma/alunos e das avaliações dos alunos levando em conta o
desenvolvimento do aluno em relação ao grupo e a ele mesmo, descrevendo este
sem rótulos, ou impressões preconceituosas, mas mostrando o que ele já
construiu.
EQUIPE
DE APOIO
ATE - SECRETARIA
- Leitura e impressão de correspondência on line;
- Levantamento e acompanhamento de dados de censo
escolar;
- Digitação de documentos e formulários;
- Atendimento ao público;
- Recebimento de carga;
- Organização e atualização do sistema on line;
- Levantamento dos alunos que necessitam
Transporte Escolar Gratuito;
- Matrícula dos alunos;
- Outras atribuições que forem delegadas.
ATE - INSPETORIA
- Acompanhar
e auxiliar os alunos no período das refeições, orientando-os no self
service, incentivando-os a comer, garantindo um ambiente tranquilo;
- Prestar socorro aos alunos acidentados;
- Acompanhar os alunos quando, por alguma
necessidade os professores se ausentarem das classes;
- Transmitir recados e entregar bilhetes aos
professores;
- Organizar a entrada e saída dos alunos;
- Acolher alunos no horário de entrada
- Auxiliar, quando necessário, no trabalho junto
aos alunos com necessidades especiais.
- Fazer a contagem dos alunos.
- Outras atribuições que forem delegadas.
EQUIPE
OPERACIONAL
- Entrada e saída de alunos;
- Orientação às necessidades dos alunos;
- Trocar alunos que se sujam e se molham;
- Acompanhar alunos que ficam além do horário;
-- Auxiliar no atendimento e na
organização dos educandos, nas áreas de circulação interna ou externa nos
horários de entrada e saída ;
-Acompanhar
e auxiliar os alunos no período das refeições, orientando-os no self
service, incentivando-os a comer, garantindo um ambiente tranquilo;
- Orientar os alunos na utilização do banheiro e
bebedouros
- Auxiliar os alunos nas eventuais trocas de roupas
- Prestar assistência aos educandos nas
atividades desenvolvidas fora da sala de aula;
- Auxiliar no atendimento aos educandos que
apresentem necessidades educacionais especiais;
- Outras atribuições que forem delegadas.
EQUIPE
DOCENTE
- Participar do processo de elaboração e execução
do PPP;
- Planejar, executar, registrar e avaliar os
objetivos e atividades do processo educativo;
- Participar de estudos contínuos, objetivando a
melhoria da qualidade de seu trabalho;
- Manter atualizados os registros utilizados para
o acompanhamento da ação educativa (Diário de classe, caderno de registros,
avaliações, registros de projetos dentre outros);
- Participar das reuniões de planejamento,
pedagógicas, de pais e demais realizadas de interesse pedagógico;
- Informar os responsáveis pelos alunos os casos
de doença ou acidentes ocorridos na escola;
- Integrar-se com os responsáveis pelos alunos
objetivando o seu pleno desenvolvimento (integração escola família);
- Comunicar os casos de suspeita de doenças infecto-contagiosas
bem como demais problemas a serem encaminhados a especialistas pela
coordenação;
- Propor, discutir, apreciar e coordenar projetos
para a sua ação pedagógica (ação-reflexão - ação);
- Buscar numa perspectiva de formação permanente
o aprimoramento de seu desempenho profissional e ampliação de seu conhecimento;
- Tratar com urbanidade todos os envolvidos no
processo de aprendizagem, primando pelo respeito e pela boa conduta;
- Manter organizado todo o material pedagógico
disponibilizado, buscando maximizar seu uso e conservação.
ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR
Dentre as atribuições e competências do diretor da Unidade Escolar,
estão elencadas abaixo as principais:
·
Supervisionar e orientar o trabalho de todos os
setores
·
Tomar conhecimento e dar encaminhamento a toda e
qualquer documentação que entra e sai ou vá permanecer na U.E;
·
Leitura de D.O.C;
·
Prestação de contas de verba de adiantamento
bancário e PTRF e PDDE;
·
Presidir a APM, coordenando suas ações;
·
Buscar parcerias e articular o trabalho com a
comunidade;
·
Busca de melhorias para a U.E;
·
Busca de recursos;
·
Elaborar folha de pagamento/revisão;
·
Atendimento ao público;
·
Zelar pelos livros oficiais;
·
Verificar atribuições da equipe operacional,
adequando-as quando necessário;
·
Coordenar a entrega de documentos na Diretoria de
Educação e recebimento de carga;
·
Acompanhar o trabalho do condutor que atua no TEG
(transporte escolar gratuito);
·
Acompanhar, juntamente com a coordenação o
trabalho pedagógico da U.E;
·
Visitar os livros de Ponto Administrativo e
Docente;
·
Participar do Conselho de Escola;
·
Coordenar a apuração de irregularidades no âmbito
da U.E;
ATRIBUIÇÕES
DO ASSISTENTE DE DIREÇÃO.
Dentre as atribuições e competências do Assistente de Direção da Unidade
Escolar, estão elencadas abaixo as principais:
—
Acompanhamento da merenda servida e elaboração do
relatório
mensal
e as devidas adequações diárias;
—
Acompanhar os serviços terceirizados de limpeza,
folha
de ponto, contratações e exclusões;
—
Assuntos relativos à funcionários (evolução
funcional,
quinquênio,
averbação) alunos (matriculas,
desistências);
—
Coordenação do programa Leve leite;
—
Encaminhamento de 1/3 férias;
—
Apontamento de faltas;
—
Benefício vale- transporte;
—
Encaminhar documentos à Diretoria de Educação
quando necessário
—
Manter organizados os prontuários dos
funcionários da U.E.
—
Organização do livro de ponto docente e
administrativo;
—
Recebimento, organização, estoque (material de
limpeza e secretaria);
—
Recorte e arquivo de D. O. C;
—
Sindicâncias de ocorrências telefônicas;
—
Acompanhamento do TEG ( transporte escolar
gratuito)-
avaliação semestral, frequencia mensal dos
condutores
e
monitores /frequência dos alunos/ FCO/ folha de ponto;
—
Responder pela U. E. na ausência do diretor.
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